30 de agosto de 2012

GANA+ANCIA=INFELICIDADE


Gana+Ância=Infelicidade

Alguns dicionários definem ganância e ambição como sinônimas e talvez sejam mesmo, mas hoje faremos uma diferenciação pessoal para irmos a uma direção de uma ideia ou visão que tão de perto nos rodeia.
Vamos conceituar ambição como o desejo veemente de ter ou de crescer em todos os âmbitos, e a ganância como a mistura da gana com a anciã de ter ou ser, galgar posições em nome de um poder maior ao sacrifício de tudo de todos.
Para um cristão de certa forma a ambição pode até ser legítima a ganância pode ser diabólica. A ambição é uma forma de dizer “sou limitado, mas pela sua graça que me faz crescer, aprender e melhorar” e assim fazer u bom uso da ambição. O cristão deve ter algumas ambições por exemplo:de ser um bom pai, ser um bom esposo,ser um bom profissional e até quem sabe ser um bom político.
Já a ganância para o cristão ou para qualquer ser humano com um senso de dignidade sabe que a ganância é sempre destrutiva, insaciável e desumana. Estamos em ano eleitoral e só podemos ter dois tipos de candidatos da ambição e os da ganância (apesar da dificuldade de termos boa impressão de nossos políticos). Há também pouquíssimas vagas em uma empresa e vários candidatos, com dois tipos de desejo, o de crescer honestamente  e os que querem apenas crescer.
Temos no mundo muitíssima ganância e pouquíssima ambição. A igreja evangélica está aparentemente crescendo  e algumas ou muitas ou provavelmente a maioria cresce pela ganância e através da ganância.
Essa ganância vende a mensagem do evangelho, para encher os bancos da igreja com a mensagem errada e com a motivação mais errada ainda, querendo até Deus para realizar o desejo de seu coração nesse caso Deus é apenas o trampolim para o desejo das pessoas lidere e liderados.
Penso que a igreja de Cristo só pode ter uma ambição em primeiro lugar em sua vida, vocação e relacionamento; a ambição de ser servo. É disso que precisamos.

Rodrigo Tupim Aguiar.

3 comentários:

  1. Mateus 7:22-23

    22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?
    23 Então lhes direi claramemnte: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

    muitos desses aí da "GANÂNCIA" estarão incluídos neste texto!

    ResponderExcluir
  2. Essa ganância é a base da Teologia da Prosperidade, que tem arruinado as estruturas dos corações de muita gente. Isso tudo a título de "fé" e "bênção".
    Belo texto, irmão!

    ResponderExcluir
  3. A teologia da prosperidade tem com pano de fundo consumismo, a riquesa a todo custo,issopara um país do 3° mundo cai como uma luva, pois tem igrejas que tem a "formula mágica" para algumas questões existenciais,na verdade u distanciamento cada vez maior de Deus e de sua palavra.Obrigado pelos elogi.Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir